sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Beber e cair...na DP.


Tem coisa s que a gente houve e fica quieto só para não arranjar uma briga. Numa rodinha de conversa, que sempre tem após um jogo de futebol, estava me trocando apressadamente e dando todas as desculpas para não ficar para o famoso “terceiro tempo”, quando escuto uma frase que me deixou irado: ”Pra que esquentar a cabeça com provas, o que importa é o diploma”, disse o abestalhado na maior cara de pau.
Na hora eu não sabia se respondia grosseiramente ou levava na brincadeira. No entanto engoli seco aquele comentário, dei aquela risadinha bem falsa e bastante desapontada por meus esforços acadêmicos não serem reconhecidos, sai sem nada dizer.
No caminho de casa eu comecei a pensar naquele comentário. Apesar de ter sido de muito mau gosto e de saber que a maioria das pessoas não compartilha essa opinião, o que dizer dos estudantes que se propõem a sair de suas casas, após um dia cansativo no trabalho e, ao invés de estarem em aula vão direto para o bar?
Será que essa galera não tem o mesmo pensamento do meu amigo do futebol?
Será que para eles o que importa realmente não é só o diploma?
Independente do curso escolhido será que os profissionais formados nos bares serão tão competentes quanto aos que realmente freqüentam as aulas normais?
Mas o que mais me chama a atenção, é que, além de pagar as mensalidades da faculdade e o transporte, muitos ainda ficam em DP (dependência). Olha o tamanho do prejuízo!!! Será que vale a pena ter todo esse desfalque orçamentário em troca de algumas cervejas em horário de aula?
Gostaria de deixar bem claro que eu não estou fazendo nenhuma campanha contra os “universicolatras”. Eu estou apenas alertando os caros alunos que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, terá mais chances aquele que estiver melhor preparado, ou seja, quem assistir mais aulas e tiver mais dedicação. Claro que ir ao bar uma vez ou outra é de lei e não faz mal pra ninguém. Galera, uma coisa eu garanto: tomar uma cerveja ou qualquer outra bebida para comemorar é muito bom, mas ter que engolir uma DP no final do semestre é muito complicado...

Pensem nisso!




Por Luis Carlos Pesseudônimo.
Edição e fotografia Adriane Souza

2 comentários:

  1. Bom, nunca peguei DP, mas acho que no primeiro ano ir no bar é quase que uma necessidade. Eu ia sempre, mas voltava para as aulas. Hoje eu vou pouquíssimo, acho que já desencanei. Se pegasse DP por ir no bar, voltaria lá para afogar as mágoas bebendo mais...hahaha...q horror =P

    ResponderExcluir
  2. Eu não vou muito pro bar!
    Quando eu vou todo mundo fala "Nossa, você está aqui? Que milagre!"
    Não ligo! Tambem não fico com aquele moralismo de dizer que quem vai para o bar está errado!
    Cada um sabe o que faz! Triste é saber que alguns pais pagam a faculdade dos filhos e estes, diverte-sem no bar, desvalorizando um investimento recebido!

    ResponderExcluir