sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Pátria amada...Brasil!


O amor e a devoção pelo país marcam o patriotismo. Podemos identificar diferentes maneiras de demonstrar os nossos sentimentos patrióticos. O maior orgulho do brasileiro é quando sua seleção de futebol está em campo. Quando outros atletas que defendem as cores do Brasil, em diversas modalidades, estão competindo, também é motivo de alegria para o povo brasileiro. No meio cultural, os cantores, compositores e poetas que são reconhecidos no mundo inteiro, não negam as sua raízes.
Ao longo de nossa história, podemos verificar vários atos de devoção á nossa pátria.
No dia sete de Setembro de 1822, D. Pedro I, ao proclamar a Independência da República, demonstrou às margens do Rio Ipiranga um dos maiores ato de patriotismos de nossa história. Ele exaltou, naquele momento, o sentimento de todo um povo oprimido.
Antes, tivemos ainda Tiradentes, que foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país durante o processo da Inconfidência Mineira.
No período de ditadura de Getúlio Vargas, os desfiles tinham um caráter cívico e importante em seu governo. Estes sentimentos eram cobrados nas escolas, que traziam as crianças para os desfiles e marchas patrióticas. O governo queria que o patriotismo contaminasse todos os membros da sociedade.
Mas será que todas estas conquistas do passado, toda essa luta pela liberdade tornou o povo brasileiro tão independente o quanto ele acredita ser? Será que nosso povo é dono da sua verdade, escultores de suas vidas, sinaleiros de seus destinos? Será que estamos livres de preconceitos e de julgamentos? E a verdadeira independência, onde se encontra? Como decifrá-la?
Todos esses atos heróicos na nossa história demonstram os fortes sentimentos patrióticos do nosso povo. Mas, o que queremos questionar aqui é se os jovens de hoje, tem o mesmo espírito cívico e guerreiro de nossos heróis do passado.
Temos que compreender que a independência deve ser conquistada a cada dia, a cada momento, em cada passo que almejamos dar para que alcancemos nossos objetivos.
Que este patriotismo e esta independência alcançada há tanto tempo nos inspire a construir um país livre de preconceitos e limitações.
Acredite e lute!


Texto Luiz Carlos Pesseudonimo e Luana Oliveira.
Crédito de Fotografia William Nunes de Campos

3 comentários:

  1. Eu fico impressionada em ver como a sociedade é manipulada...alienada e os jovens não se manifestam! Livros da lista dos mais vendidos, filmes sem conteúdo, muito sangue e violência sem fundamento. E este é o futuro do nosso país...Temos sim que abrir os olhos e lutar pela igualdade e pelo pensamento próprio. Quem sabe um dia o gigante acorda...

    ResponderExcluir
  2. A Indústria Cultural possui as mentes!
    O sedentarismo mental é a praga que consome as ideias.
    A questão é quando vamos reagir?

    ResponderExcluir
  3. Deveriamos reagir agora , mas a questão é como devemos reagir ? Em todos os lugares a manipulação está cada vez mais predominante e visível é como se a sociedade vivesse movida pelo interesse ! Atualmente nos encontramos a ponto de jogar tudo pro alto como se não existisse saída pois a cada tentativa de melhorar a situação os manipuladores encontram uma resposta capaz de influenciar diversas partes e cada vez mais , talvez a solução esteja em aceitarmos a dificuldade que é tratar de um "problema " como esse e aí sim o primeiro passo pode ser dado !

    ResponderExcluir