quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Vícios Modernos

A reportagem de capa do Arauto de Setembro vem falando dos “Vícios Modernos”. Relata como a frenética busca pela satisfação pode nos fazer vítimas da praticidade e outros males, levando:




A perda de si mesmo!


Ser coadjuvante da própria história. A mente cede e o desejo se torna protagonista. A satisfação é o artista principal.
O ser humano se distingue das demais espécies deste planeta por alguns fatores, mas o principal deles é o pensamento. A capacidade de raciocinar, refletir e analisar nos torna um grupo seleto, os seres dominantes deste planeta!
O homem agregou esta capacidade de raciocínio a tecnologia e, com o passar do tempo, vem construindo um vasto império de qualidade superior. Hoje temos celulares, bebidas incríveis, alimentos magníficos, medicamentos eficazes, aparelhos e máquinas eficientes e a internet. A busca pelo corpo perfeito, pela satisfação alimentar, pelo alívio prolongado, por sensações inexplicáveis provam que o filósofo inglês Thomas Hobbes estava certo, o homem é mesmo o lobo do homem. Viramos escravos de nossas próprias criações.
A comunicação evoluiu de maneira acelerada, incalculável e ilimitada. Celulares, Ipods, Notebooks, GPS, dentre outros equipamentos cumprem uma determinada tarefa: manter todo mundo sempre conectado o tempo todo. Será que é possível se desconectar e desaparecer? Quanto tempo será possível suportar sem toda esta tecnologia de prazeres?

O pensamento, a racionalidade foi anulada, nos tornamos alienados. Karl Marx acertou em cheio, afinal a alienação se refere á diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar em agir por si próprio, se tornando sua própria negação e raramente percebe que perdeu o controle sobre si mesmo.
Os vícios seguiram a onda da globalização e se modernizaram. É preciso romper certos preconceitos e evoluir também... Drogas são vícios do passado.

Texto: Adriane Souza.
Crédito de Fotografia:
1- Maurício Bueno
2- Ângela Trabachini

“Antes eu era bem mais viciada. Não queria sair pra ficar na internet. Quando saia, ficava pensando quem estaria online... minha mãe brigava muito comigo, dizia que eu tinha que sair mais e ver as pessoas. Na época de total vício, me esquecia até de comer! No Messenger, o papo fluía muito bem, mas quando encontrava a pessoa pessoalmente, travava totalmente. Mas depois que comecei trabalhar as coisas mudaram bastante, conheci gente nova e comecei a sair mais e o vício foi diminuindo, já não sou como antes. A Internet traz muitas coisas boas, muito do que sei e muitos amigos que tenho devo à ela, mas tem que saber dosar para não perder a vida social. Mas ela hoje é como escovar os dentes ou tomar banho... já se tornou hábito diário.” (Aline Tereza Vieira, 22 anos, Assessora de Imprensa)

5 comentários:

  1. Eu estava pensando...com toda esta modernidade e vigilância que nós mesmos criamos, para conseguir desaparecer só mesmo indo para o Uruguai seguindo o cantor Belchior...hahahaha.

    ResponderExcluir
  2. Não há escapatória, somos escravos da tecnologia... O melhor é ter controle, em tudo.

    Parabéns galera é isso ai vamos comentar, colocar as ideias no lugar e refletir sobre nossas ações!

    ResponderExcluir
  3. Estamos nos fundindo com as máquinas. Antes imaginávamos a fusão da carne com o metal mas a realidade se mostrou mais sutil, com o mundo virtual permeando nosso cotidiano. Não há escapatória, conhecer o universo da web será tão importante quanto falar inglês. Num futuro próximo será tão imprescindível quanto saber ler.

    ResponderExcluir
  4. Concordo! Outro dia eu conversei com uma amiga sobre esta universalização de idioma que o inglês está fazendo. Logo o idioma natal se tornará dispensável!

    ResponderExcluir
  5. é galera não está facil!!!
    Um dia quero navegar
    no outro quero pesquisar. até escrever preciso da net e ai ? onde fica o natural disso tudo ?
    Será que sou carne ou será que sou maquina?
    nuss qm eu sou ? parem a rede eu quero descer,
    Tento ser qm eu era, mas hj em dia não consigo.
    De fato acho q trocamos td, a noite pelo dia os cadernos pelo pc. Hã! até os professores dão aulas pela tv podi isso?

    Curti o blog galera boa sorte e um bom desenvolvimento para vcs abraxx a todos t+...

    ResponderExcluir